Ponte Nedieval de Vila Boa
A freguesia de Arreigada é rica em “património quase desconhecido”, desde lagaretas romanas até esta Ponte Medieval situada no Lugar de Vila Boa que seria de enorme importância para a população que necessitava de passar para a outra margem como referem as Memórias Paroquiais de Arreigada “O mesmo rio tem hua ponte sita nesta freguesia, grande com dous olhais, hé passagem publica para varias partes e chama-se Ponte de Villa Boa”.
Chamada indevidamente pela população como Ponte Romana, esta trata-se de uma ponte merecedora de ser classificada como Património Nacional pelo seu valor arqueológico e arquitectónico, contudo esta é uma ponte da Idade Média, ou seja, séculos depois da passagem dos Romanos.
É uma ponte de grande imponência composta por dois arcos apontados com aduelas de cantaria, toda ela é em granito, pedra abundante na região. Apresenta talha-mares elevados de secção triangular assumindo a função de contrafortes a montante e a jusante.
Constituída por um tabuleiro horizontal com guardas onde se abrem orifícios para o escoamento da água. O tabuleiro, esse seria inicialmente mais estreito tendo sido alargado em 1981 aquando das obras que lhe cobriram o piso com alcatrão.