PATRIMÓNIO DA FREGUESIA DE ARREIGADA

CRUZEIRO PAROQUIAL DE ARREIGADA

Cruzeiro Paroquial de ArreigadaOs Cruzeiros Paroquiais simbolizavam a autoridade paroquial, estabelecendo o poder eclesiástico instituído.
 
Os cruzeiros eram geralmente colocados em locais de grande visibilidade e de frequência dos fiéis, como adros e praças principais. Muitos dos cruzeiros discorrem da imagem da paixão de Cristo, que proliferou durante os séculos XVI e XVII, deste modo a necessidade de visualizar estes símbolos religiosos levou à construção dos cruzeiros em locais que careciam de ser sacralizados.
 
O cruzeiro paroquial de Arreigada, situado em frente à Igreja Paroquial, é provavelmente datado do séc. XVIII, sendo que os degrau e o soco são mais recentes e de um granito diferente da restante composição do cruzeiro.

Sobre nósJunta de Freguesia Frazão Arreigada

A Junta de Freguesia de Frazão Arreigada, atenta à evolução das novas tecnologias de informação e às novas necessidades dos tempos actuais, concebeu a sua página de internet, com o intuito de possibilitar uma maior aproximação entre esta autarquia local e os seus «fregueses».

ContactosLocalização

Rua da Agra 396, 459
Tel. +351 255 872 365
 
Rua da Sede da Junta,
4595-033 ARREIGADA
Tel. +351 255 872 365