IGREJA PAROQUIAL DE S. PEDRO DE ARREIGADA

Igreja Paroquial de S. Pedro de ArreigadaA Igreja Cristã teve desde cedo (com a queda do Império Romano do Ocidente), um papel importantíssimo na formação da cultura europeia, a este coube o papel de transportar os valores da cultura e da organização.

A Igreja está sempre presente, antes do Estado está a Igreja, na realidade o primeiro poder simbólico de uma povoação, aquele em que os habitantes vêem como poder supremo é o Cura sendo que por vezes nem chegam a conhecer nenhum outro senhor.

A igreja de Arreigada ergue-se no Lugar de S. Pedro acima da cota da estrada numa relativa elevação que lhe confere magnificência, é uma construção de relativa imponência, cujas formações deverão remontar ao Séc. XVII, uma vez que aparece já referenciada em 1600 no "Inventário das pessas e ornamentos/dos freguezes de S. Pedro da Reigada/mandado fazer pellos Srs:Visitadores no/anno de mil seis centos. Anno visitado a dita fgª no dito anno52.", de onde constam entre outras peças, duas toalhas de altar e outras já usadas, uma cruz de prata, um frontal de conjunto azul e vermelho, um frontal de tafetá branco e vermelho.