CONJUNTO DE MOINHOS DO RIO FERREIRA

Conjunto de Moinhos do Rio FerreiraBordejando as margens do Rio Ferreira, os Moinhos de água adquiriram enorme importância na Idade Média, tornando ainda mais rentável o aproveitamento das terras de aluvião.

Os Moinhos de água aproveitavam a energia hidráulica para a moagem dos cereais, contribuindo deste modo para o desenvolvimento da monocultura cerealífera, tão característica da região.

A multiplicação dos Moinhos durante a Época Moderna contribuiu muito para o sustento da economia dessa sociedade, acarretando consigo todo um equilíbrio em torno do cultivo dos cereais e da necessidade de escoamento que este criava, situando-se à volta das zonas ocupadas pelos moinhos o maior número de caminhos.