CAPELA DO ANJO DA GUARDA

Igreja Paroquial de S. Pedro de ArreigadaSituada no Lugar do Anjo da Guarda, antiga Bouças, a hoje chamada de Capela do Anjo da Guarda aparece pela primeira vez citada segundo Manuel Vieira Dinis37 em 1652.

O edifício actual poucos traços conserva desse passado distante, sendo hoje uma capela de maior dimensão relativamente ao que seria a original Ermida de S. Miguel - o - Anjo ou S. Miguel Arcanjo como era conhecida. Actualmente é um edifício constituído por três corpos correspondendo estes à Capela-mor, ao corpo da capela e à sacristia (uma construção recente).

A parte mais antiga será certamente a Capela-mor tendo-lhe sido mais tarde acrescentada os outros corpos. Nesta realce-se que é uma construção em pedra granítica com paredes de grande espessura, possuindo do lado da epístola uma fresta que poderá remontar aos séculos iniciais desta construção.