PATRIMÓNIO DA FREGUESIA DE ARREIGADA

ALMINHAS DE VILA BOA

alminhasdeboanovaDesde a Idade Média que sentiu uma agudização progressiva da consciência dramática da morte sendo que com esta começa a existir, uma consciência crescente da necessidade dos vivos, intercederem através da oração e da celebração litúrgica, no auxílio dos seus mortos nos momentos difíceis Post-mortem. Apesar de este fenómeno ter uma maior notabilidade nesta época, a partir dos séculos VIII - X, já se começara a evidenciar cada vez mais uma constante no subconsciente das populações deste tempo.
 
As Alminhas existentes junto à Ponte de Vila Boa em Arreigada, datadas de 1959, conforme está inscrito, decorrem desta tradição peninsular de se edificar pequenos oratórios para que as almas do purgatório não sejam esquecidas. Adossadas à parede de uma casa particular, estas são construídas em alvenaria e cantaria, sendo constituída por três partes fundamentais: base, nicho e coroamento.
 
São uma belíssima obra, que apesar do seu passado recente, não deixam de ter relevância para a história da freguesia e da importância que o culto cristão nela ocupa.

Sobre nósJunta de Freguesia Frazão Arreigada

A Junta de Freguesia de Frazão Arreigada, atenta à evolução das novas tecnologias de informação e às novas necessidades dos tempos actuais, concebeu a sua página de internet, com o intuito de possibilitar uma maior aproximação entre esta autarquia local e os seus «fregueses».

ContactosLocalização

Rua da Agra 396, 459
Tel. +351 255 872 365
 
Rua da Sede da Junta,
4595-033 ARREIGADA
Tel. +351 255 872 365