PATRIMÓNIO DA FREGUESIA DE ARREIGADA

PATRIMÓNIO DA FREGUESIA DE ARREIGADA

Nesta Freguesia não existe qualquer tipo de Património classificado, todavia, existe em Arreigada algumas construções do Homem dignas de tal, por se manterem ainda hoje bem
preservadas e com permanência dos seus traços originais, sendo exemplos disso mesmo a Ponte Medieval de Vila Boa e a Lagareta Romana de Cimo de Vila.
 
Existem porém outras obras com História, embora muito alteradas, que merecem uma maior atenção por parte de quem quer conhecer melhor o lugar que habita ou o lugar que visita, fazendo estes parte da história local e tendo por certo mais a dizer sobre as gentes da terra do que quais quer outras de interesse nacional. Estas obras relacionam-se a um nível mais directo, com os habitantes desta freguesia, dado que na lembrança de cada um permanece o lugar onde crescem e onde a história do passado, ganham uma imagem concreta e com a qual essas pessoas se identificam.
 
 parque
Assim, se poderá dizer que o Património é então o que tem qualidade para o entendimento da vida cultural e física do Homem, bem como para a afirmação das comunidades. Estas obras de interesse local são a herança e a memória da comunidade, neste sentido proponho que se atente, também no património que tende a ser destruído ou esquecido por se tratar de construções menores e mais recentes, dai ter enquadrado neste capítulo as Alminhas situadas junto à Ponte de Vila Boa. Esta inserção neste capítulo tem toda uma lógica de que também estas "escrevem" a história e crenças de um povo, ou então ainda aqueles como é o caso da Casa de Fundo de Vila que por ser um edifício particular e hoje transformada em Casa de Turismo Rural, tende a ser esquecido e consigo morre parte da história da freguesia. É importante por isso que se registe, o que os locais e os seus monumentos têm para contar pois "seremos avaliados pelas gerações futuras justamente pela capacidade demonstrada na transmissão de referências."35. As imagens que herdamos e que povoam a nossa memória não devem ser apagadas com o risco de se perder a nossa identidade, uma vez que o Património e a Cultura são a expressão máxima de um povo.
 
A presença dos romanos na freguesia é atestada pela existência no Lugar de Cimo de Vila, de uma lagareta romana, esta está ainda hoje muito mal sinalizada, sendo difícil admirá-la até porque se situa no meio de um descampado, escondido pelo casario, a sua preservação deve-se ao mérito do proprietário que de quando em vez para que esta não fique esquecida pelo matagal, é limpa.
Trata-se de uma lagareta (torcularium) datada do séc. IV d.C. pelo contexto arqueológico. É constituída por três corpos, um sub-quadrangular para a pisa, outro circular para a prensa e um terceiro em posição inferior a eles ligados por canais para a recolha do líquido que seria muito provavelmente o vinho.
 
Durante os primeiros anos do domínio romano o vinho era exportado de Itália, mas a partir de 282 d.C., a vinha expandiu-se entre nós, adquirindo mesmo o direito a parcelas ocupadas inteiramente por ela - as vinea integra - da documentação notarial.
 
Esta consta de uma pia superior com um diâmetro de 1,10m por 0,745m. A segunda pia, em plano inferior, com o raio de 1m e a terminar num escoadouro de 20cm por 17cm de boca e um escavado de 9cm unida para poente por uma espécie de lagariça, com dados intermédios de 1,83m x 3m em vertical. Apresenta um cale semelhante ao escoadouro da prensa, com 43cm por 9cm de fundo. Este termina em pá de 21cm x 15cm de boca. A lagariça tem uma testa de 1,50m para o lado do canal.

Sobre nósJunta de Freguesia Frazão Arreigada

A Junta de Freguesia de Frazão Arreigada, atenta à evolução das novas tecnologias de informação e às novas necessidades dos tempos actuais, concebeu a sua página de internet, com o intuito de possibilitar uma maior aproximação entre esta autarquia local e os seus «fregueses».

ContactosLocalização

Rua da Agra 396, 459
Tel. +351 255 872 365
 
Rua da Sede da Junta,
4595-033 ARREIGADA
Tel. +351 255 872 365