ARREIGADA

HISTÓRIA DA FREGUESIA DE ARREIGADA

ARREIGADABRASAOSituada no extremo Sul do Concelho de Paços de Ferreira, com uma área de2,2km2 pelos quais se distribuem os 2 117 habitantes (2001). Arreigada é ainda hoje um local onde se pode apreciar o que de melhor a natureza nos oferece.
Os moinhos que outrora eram muitos e se distribuíam ao longo das margens do rio Ferreira, hoje resumem-se a ruínas que nos permitem vislumbrar uma pintura tipicamente romântica.
 
A sua toponímica é ainda hoje uma incógnita, mas segundo Manuel Vieira Dinis, insigne historiador, pensa-se que talvez se relacione com o "modus vivendi" dos seus primeiros habitantes, muito arreigados às suas crenças e costumes.
 
Eu particularmente, sugiro que se leve em conta o significado de "Arreigar" que aparece no dicionário de português, e onde se pode ler: "Fazer lançar raiz pela terra, lançar raízes, prender-se à terra"5, é apenas uma sugestão, mas que curiosamente nos remete para um universo de ligação à terra, ao cultivo dos campos, a que Arreigada esteve sempre ligada dado a fertilidade dos seus terrenos, por isso nada me surpreenderia se a sua toponímica adviesse dai.
 
Como já havia referido, a predominância da agricultura como actividade económica, teve por certo a ver com as condições atmosféricas e do solo, Arreigada beneficiando de um clima temperado e chuvoso que fomenta o processo de erosão dos solos que por sua vez o torna rico em vegetação, juntamente com a existência do rio Ferreira, que atravessa a freguesia, foram decerto factores que aliciaram à colonização deste território.
 
O Rio Ferreira teve uma função organizadora da paisagem, sendo os locais mais próximos do rio utilizados para a agricultura e moinhos e os mais elevados correspondiam à zona da floresta, ficando as zonas intermédias para a habitação.
Relativamente aos focos populacionais estes concentram-se mais na zona à volta da Igreja, perto do rio, ou ainda nos lugares à volta da capela do Anjo da Guarda, evidenciando-se estes também como núcleos habitacionais.
 
A freguesia de Arreigada, foi outrora mais conhecida por S. Pedro de Arreigada, devido ao seu orago ser S. Pedro "ad vincula", no entanto, tanto Pinho Leal6 como Américo Costa7, afirmam que Arreigada teria também como orago S. Félix, daí que se tenha chamado incorrectamente pelo povo S. Perofins.
 
A relevância atribuída à religião é uma realidade no Concelho de Paços de Ferreira, este facto ficará a dever-se muito ao relevo que a fundação das igrejas tiveram para a formação de uma localidade, em Arreigada essa ocorrência ficou patente no brasão identificativo da Freguesia, uma vez que o orago S. Pedro, se vê representado através do seu atributo iconográfico - As Chaves dos Céus.

 

Sobre nósJunta de Freguesia Frazão Arreigada

A Junta de Freguesia de Frazão Arreigada, atenta à evolução das novas tecnologias de informação e às novas necessidades dos tempos actuais, concebeu a sua página de internet, com o intuito de possibilitar uma maior aproximação entre esta autarquia local e os seus «fregueses».

ContactosLocalização

Rua da Agra 396, 459
Tel. +351 255 872 365
 
Rua da Sede da Junta,
4595-033 ARREIGADA
Tel. +351 255 872 365